Após 10 anos de espera, aproximação de Cinfães à A4 torna-se finalmente realidade
Uma década depois, a tão aguardada Variante à Estrada Nacional 211 (EN211), entre Quintã (Marco de Canaveses) e Mesquinhata (Baião), vai finalmente sair do papel. A consignação da obra foi formalizada esta semana, marcando o arranque de uma obra fundamental para Cinfães e toda a região.

Apresentada inicialmente em 2015, numa cerimónia pública junto à Barragem de Carrapatelo, durante o governo de Passos Coelho, com a presença do então secretário de Estado das Infraestruturas, esta obra passou por um longo percurso burocrático: quatro governos, dois concursos públicos, duas alterações ao projeto e dois estudos de impacto ambiental. Agora, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pelo anterior executivo e assumida pelo atual governo, a obra tem finalmente luz verde.
O investimento, que começou por estar orçado em cerca de 4 milhões de euros, foi agora consignado por 14,7 milhões e resulta do trabalho, esforço e resiliência conjunto dos municípios de Cinfães, Baião e Marco de Canaveses, que visa responder a uma reivindicação antiga da população.
Esta nova ligação permitirá uma redução de cerca de 20 minutos na viagem entre Cinfães e o Porto, aproximando o concelho dos grandes centros urbanos e tornando-se uma infraestrutura estruturante para o desenvolvimento económico, social e turístico do concelho e da região.