Skip to main content
.

Notícias

“Ligue Antes, Salve Vidas” - Antes de ir à urgência, ligue sempre SNS 24!

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa aderiu ao projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”. O objetivo é reduzir a utilização inadequada dos serviços de urgência, promovendo o contacto prévio com a linha SNS 24 (808 24 24 24), garantindo uma melhor triagem dos casos que realmente necessitam de atendimento emergente.

“Ligue Antes, Salve Vidas” - Antes de ir à urgência, ligue sempre SNS 24!

O projeto foi apresentado, em Cinfães, numa sessão realizada no auditório da Biblioteca Municipal, direcionada para os presidentes das Juntas de Freguesia e representantes da Rede Social do Concelho.

A partir de agora, os utentes da ULS do Tâmega e Sousa são desafiados a contactar a linha SNS 24 antes de se dirigirem às urgências, salvo em situações de risco de vida, em que devem ligar diretamente para o 112. A linha SNS 24 avaliará cada situação e encaminhará os utentes para autocuidados, cuidados de saúde primários ou, em casos mais graves, para o hospital, acionando o INEM em situações de emergência.

O enfermeiro do SNS 24 avaliará a situação e poderá encaminhar o utente para autocuidados, para os cuidados de saúde primários, ou em situações mais graves, para o hospital, acionando o INEM em casos de emergência. Mesmo no caso dos utentes sem médico de família, poderá ser realizado o encaminhamento para a unidade onde este se encontra inscrito.

Se for necessário acompanhamento médico, o SNS 24 pode marcar uma consulta, para o próprio dia ou para o dia seguinte, na unidade de cuidados de saúde primários. Deste modo, os utentes terminam o contacto telefónico com data e hora marcadas e são evitadas deslocações.

Com a implementação do “Ligue Antes, Salve Vidas”, a ULS do Tâmega e Sousa espera melhorar a gestão dos seus serviços de urgência, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente para os casos que realmente necessitam de cuidados emergentes, ao mesmo tempo que promove um uso mais adequado dos recursos de saúde disponíveis na região.

Galeria de Imagens



16 outubro 2024
Visualizações: 833

Lameiros na aldeia
de Bustelo